Nossa história começou em 1969, em uma sala emprestada no Colégio do Carmo. Naquele ano, um grupo de jovens universitários, que aqui estudavam, criou o primeiro curso pré-vestibular do interior do Estado do Rio Grande do Sul. O foco era oferecer um ensino complementar de qualidade, com um método capaz de auxiliar outros jovens como eles a vencer com tranqulidade o desafio do vestibular. Eles também desejavam oferecer a futuros profissionais uma visão mais crítica e mais vanguardista sobre a realidade que cercava a cidade, o país e o mundo naquele turbulento período da História.

Apenas dois anos depois, em 1971, foi inaugurada a primeira sede do Cursão Pré-Vestibular, com o nome de Cursão Caxias.
Em 1972, criou-se o Supletivo de 1º e 2º Graus, originando o Grupo Educacional Cursão.

Na década de 90, é planejado, formatado e fundado o Colégio Leonardo da Vinci, com uma proposta e concepção pedagógica nivelado ao que existia de mais elevado nos colégios brasileiros, mesmo considerando a atualidade.

Ao longo desses mais de 40 anos de existência, já passaram pelo Cursão, sejam como sócios e/ou professores, personalidades como Germano Rigotto, ex-governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, atual prefeito de Caxias do Sul, e Luiz Felipe Scolari, técnico campeão mundial de futebol com a seleção brasileira, entre outros.

Em todos esses anos de história, mesmo com o sucesso empresarial representado por milhares de alunos aprovados em vestibulares e concursos em todo o país e hoje profissionais renomados; por mais milhares de alunos completando seus estudos através do EJA, e com isso qualificando os recursos humanos de nossas indústrias, comércio e serviços e sua própria qualidade de vida, o Cursão nunca se afastou de seu ideal e de seu rumo. E permanece em constante evolução. Atualmente, o Grupo Educacional Cursão é composto pelo Pré-Vestibular, pelo EJA (ensino fundamental e médio para jovens e adultos), pelo Cursão Concursos (cursos preparatórios para concursos) e pelo Cursão Help (aulas individuais de reforço).